Que tal aprender a criar jogos analógicos e games digitais?

 

Durante o IX Festival Games for Change América Latina convidamos especialistas para orientar Oficinas de Criação de Jogos. São três opções: Scratch, Godot e Jogos Analógicos (tabuleiros, cartas, brinquedos e brincadeiras).

Scratch: essa é a principal ferramenta do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), uma iniciativa transdisciplinar e inovadora que já acontece em escolas do ensino fundamental, médio e universidades no Brasil, inspirada no trabalho de pioneiros como Seymour Papert, do Massachussetts Institute of Technology – MIT. Em 2021, o WASH chega à Universidade de São Paulo como nova modalidade de bolsas de pré-iniciação científica com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

GODOT: O Godot é um software ou “motor de jogo” (“game engine”) de código aberto publicado no âmbito da licença MIT desenvolvido por sua própria comunidade. Foi usado internamente em várias empresas da América Latina antes de ter se tornado código aberto e lançado para o público. O mentor dessa oficina é o estudante Luiz Felipe Triques Moraes.

 

JOGOS ANALÓGICOS E BRINQUEDOS: jogos de tabuleiro (“boardgames”), cartas e outros materiais e mecânicas que não dependem da luz elétrica ou de computadores são tão antigos quanto a própria humanidade e se confundem com a história do pensamento, da magia e da arte. Construir brinquedos com material reciclado, inventar adaptações de jogos tradicionais ou inventar um RPG são algumas das opções para conhecer e experimentar com especialistas da rede WASH e do Coletivo Lúdico.

 

COMO PARTICIPAR?

As oficinas são gratuitas! Basta fazer sua inscrição no Festival e indicar a opção: Scratch, Godot ou Analógicos e Brinquedos!