Supere os desafios criando jogos

Para cada Desafio é possível testar e criar jogos capazes de levar a uma mudança de pensamento, de atitude, transformações táticas e estratégicas, colaborativas e competitivas.

Ao longo de 72 horas, entre os dias 7 e 9 de dezembro, os interessados na transformação do mundo, na superação de problemas e desafios, reunirão em grupos para estimular a criatividade, aprender novas dinâmicas e tecnologias, bem como buscar soluções coletivamente.

Teremos 25 vagas por Desafio para garantir a qualidade da mediação e da mentoria dos participantes. No total, serão 250 vagas, sendo 80% delas destinadas ao público cotista.

O formulário de inscrição no Desafio desejado será divulgado no domingo, 06 de dezembro, após a mostra audiovisual e detalhamento dos temas. Neste formulário, o participante poderá escolher até 4 Desafios em ordem de preferência. Assim, se um Desafio já tiver atingido o limite de vagas (25 por Desafio), serão consideradas as outras opções para acolher o máximo de interessados.

 

O que é uma “game jam”

Uma game jam é um encontro de criadores de jogos durante um período curto e intenso onde realizam o planejamento, a concepção e a criação de um ou mais jogos. Entre os participantes há muita diversidade e faz parte do desafio encontrar colaboradores para que seja possível uma criação coletiva.

As habilidades variam: há programadores, designers de jogos, artistas, musicistas, pesquisadores, terapeutas, educadores… é cada vez mais amplo o alcance de projetos lúdicos.

O termo game jam é uma combinação de jogo (game) e “jam session” (performance musical com pouca ou nenhuma preparação prévia, para improvisar em grupo). As “game jams”, assim como os “hackathons” (para desenvolvimento de aplicativos ou softwares), ganharam o mundo.

 

Quais são os resultados esperados?

 

As game jams do Festival G4C América Latina são temáticas e podem servir tanto para criar um jogo do zero quanto para acelerar o desenvolvimento de jogos em fase de testes ou que já tenham algum investimento prévio (de tempo ou dinheiro).

Até o dia 9 de dezembro, à meia-noite, as criações podem ser publicadas ou disputar premiações no “Pitch for Change”. Nessa fase competitiva do Festival, as inscrições poderão ocorrer nas categorias Ideia (ou “Proto-Game”), Protótipo e Projeto/Produto.

 

Recompensas e Premiações em Criptomoedas da Paz

 

Todos os participantes no Festival ganham Criptomoedas da Paz, que podem ser usadas também para “comprar” acesso a áreas especiais do evento. Essas moedas poderão ser trocadas por dinheiro ao final do Festival, a critério do Conselho Monetário Curador do Instituto de Iconomia, representante oficial na América Latina do projeto “Moeda da Paz” desenvolvido no Japão.

O valor de cada recompensa e premiação vai depender de avaliações realizadas pela organização de cada Desafio e serão divulgadas diariamente pelos Moderadores de Desafios após validação do Comitê Monetário Curador do Festival.

Ao fazer sua inscrição, o participante será orientado sobre as formas de ganhar Moedas da Paz durante o Festival.

Participe criativamente e ganhe suas recompensas e concorra a prêmios durante o evento.

 

Participação vale tanto quanto resultado!

 

Os participantes de uma Game Jam nem sempre chegam a uma ideia, protótipo ou projeto/produto acabado em 72 horas. Mesmo quem não publicar um jogo ou projeto lúdico ao final, receberá recompensa pela participação, após avaliação do Conselho Monetário Curador do Instituto de Iconomia com representantes da sociedade civil, da academia, de empresas e organizações parceiras, técnicos da administração pública e personalidades especialmente convidadas.

 

O que é um Projeto Lúdico?

 

São considerados Projetos lúdicos jogos de tabuleiro com cartas, um game para celular ou desktop, criação de mídias imersivas e produção de conteúdos audiovisuais inspirados em jogos.

A Games for Change América Latina valoriza o engajamento de grupos em projetos culturais, sociais, ambientais, econômicos e educacionais, não apenas a confecção de um jogo no sentido estrito.

Em cada Desafio a equipe de mediadores e mentores estará a postos para orientar os participantes e aumentar as chances de entregar, ao final de 72 horas, uma ideia nova, um protótipo ou um produto pronto para ir ao mercado, à comunidade ou às esferas da administração pública.

 

O que são as Mentorias?

 

Especialistas, pesquisadores, game designers, artistas e “gurus” oferecem ao longo do Festival, especialmente durante o período das game jams, dicas, orientação, críticas e diálogo para que todos possam superar os desafios criativos em vários campos da transformação pessoal e coletiva.

Oferecendo esse apoio, os “mentores” ou “gurus” são mais que professores, “oficineiros” ou técnicos prestando serviços de consultoria online: são tudo isso e ainda mais! Atuam para que o engajamento, a inspiração e a motivação para criar experiências lúdicas transformadoras sejam promovidas e enriquecidas por conhecimento técnico, diálogos de qualidade e refinamento cultural.