Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção

Projeto UAIFAI

Inscrições Abertas

Lançamento no XI Festival Games for Change América Latina, na Prainha da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, conectando a “Cidade do Conhecimento” ao mundo a partir do Instituto de Iconomia e um novo “FMI”, o Fundo Monetário da Iconomia, colocando em circulação as “Moedas da Paz” no Festival Games for Change América Latina & África 2023

Visões críticas sobre o papel dos jogos, do entretenimento, dos games e da cultura na transformação econômica criativa do mundo. Oficinas, palestras, discussão de políticas públicas, mini-curso de “Introdução à Iconomia”, participação na criação do FMI do Brasil (FMI do B), Feira do Rôlo no pavilhão “Bazar na Catedral”, duas noites seguidas de “Rave da Paz – Pix for Peace” com música ao vivo, DJs, VJs e vivências com a experiência humana ancestral, decolonial e audiovisual. Premiação na fase competitiva com aceleração de empresas nascentes voltadas ao engajamento lúdico em causas sociais, educacionais e políticas. Tudo isso e muito mais acontece na Prainha da ECA-USP entre os dias 15 e 19 de novembro, quando acontece a “Ocupação Criativa Aberta” (OCA) com ativismo, arte e conhecimentos práticos preparativos para a COP30 em Belém do Pará e, imediatamente, mobilizando batalhões de ocupação criativa aberta (B.O.C.Aberta) a partir da conexão com o “Útero Tupinambá” sob a liderança de Yakuy Tupinambá.

Inteligência Lúdica muito além da Inteligência Artificial. Mais diversidade e menos déficit de atenção à justiça, à paz e ao desenvolvimento sustentável. Monetização da paz e pacificação do dinheiro, criando circulações financeiras que fazem sentido e permitirão uma aceleração das superações da pandemia, da guerra, da intolerência, do iliberalismo, do imperialismo, do racismo, da ignorância e todas as formas de má fé, falsificação de informações e corrupção da esfera pública democrática.

 

 

 

Inscrições Abertas

O XI Festival Games for Change América Latina mobiliza uma rede inédita, internacional, de apoios na formação de uma “iconomia”, ou seja, uma economia do conhecimento que garanta a sustentabilidade com ampliação da inclusão social pelas artes, pela cultura e pela paz.

Ao longo de 5 dias, começando pela celebração no Brasil da Proclamação da República, o Festival UAIFAI Games for Change América Latina mobiliza uma rede com capítulos nos EUA, na África, na Ásia e no Oriente Médio. Instituições de impacto educacional estratégico tais como o Instituto Paulo Freire no Brasil e a “Agence Universitaire de la Francophonie” em todo o mundo conectam-se a núcleos de pesquisa como o Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (ambas na USP) e ativistas, educadores, profissionais do audiovisual, das artes, da cultura e da inovação tecnológica de alto impacto social e ambiental em torno de sessões temáticas, apresentação de projetos, “start-ups”, plataformas de empreendedorismo criativo, inovador e sustentável como a “Trampoline Network” e o programa MBA em Empreendedorismo e Inovação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) também da USP. A integração à rede Workshop Aficionados por Software e Hardware (WASH) permitirá a estudantes do ensino fundamental e médio a interação virtual e presencial por meio de uma programação criativa, emancipatória e diversa.

A mobilização em torno da emancipação digital decolonial em que o futuro é criado celebrando as bases ancestrais gira em torno da emissão e circulação das Moedas da Paz ou “Peace Coins”, projeto criado no Japão e que desde 2019 desenvolve-se em parceria com a Games for Change América Latina e o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

A “Cidade do Conhecimento” é um projeto originado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP a partir de um concurso público em 1999. Descontado o “lockdown”, o lançamento da rede UAIFAI celebra 21 anos de projetos, pesquisas e mobilização por meio de projeto pela “Cidade do Conhecimento”, marcando ainda a instalação do Fundo Monetário da Iconomia (FMI) no Instituto de Iconomia, entidade sem fins lucrativos que viabiliza a operação da “Cidade do Conhecimento” com moedas criativas independentes, sustentáveis e sociais.

No mundo do conhecimento o centro está em toda a parte. A rede UAIFAI começa ativando parcerias nacionais e internacionais para fazer a mudança acontecer por meio da inteligência lúdica, das artes, do conhecimento, da cultura e da celebração ética das nossas mais veneráveis espiritualidades ancestrais e decoloniais.

Do intestino ao cérebro, passando pelo coração e pela libido, ativando memórias ou celebrando as espiritualidades ancestrais, a inteligência lúdica é a força maior do “Homo Lumens”, o cidadão ativo e “iluminado” (numa tela de celular) por causas como justiça, conhecimento, paz, democracia e cidadania, direitos humanos, artes, cultura, inovação e empreendedorismo sustentável, criativo e inclusivo.

O Festival UAIFAI G4C Afro-Latino-Americano em 2023 organiza uma rede de curadorias e promove uma inédita experiência de “matchmaking” e “networking” a partir da plataforma exclusiva do evento, associada a circuitos de monetização lúdica digital por meio da “Moeda da Paz”. Quanto maior a densidade, a frequência e a criação de projetos emancipatórios a partir do Festival, maior o acesso dos participantes aos recursos do FMI, ressalvando-se a reserva de pelo menos 50% dos recursos para apoio a empreendedores, artivistas e estudantes pretos, indígenas, expostos a riscos por opções de gênero, sujeitos a vulnerabilidades territoriais ou de acesso à internet e energia elétrica, assim como para acolher refugiados internacionais.

Os projetos e cidadãos participantes poderão também trocar em mercado aberto as Moedas da Paz por produtos e serviços anunciados na área de expositores do evento. Basta clicar no ícone dos “Expositores” e o metaverso da Prainha da ECA, com a OCA pra COP30, será explorado em modo híbrido, tanto remoto como local, incluindo Espaços conectados durante a Rave da Paz e as sessões de vivência ancestral com o Útero Tupinambá, engajamento no projeto “Youthopia” ou adesão a uma rede global de apoio às mobilizações quilombolas.

Faça sua inscrição e participe também do “Bazar na Catedral”, uma feira medieval-futurista em que geringonças, tranqueiras e modelos antigos de jogos, games e outras quinquilharias lúdicas poderão ser trocados, vendidos e até alugados.

Que tal providenciar um avatar criado na Prainha para participar da Rave da Paz? Nosso atendimento híbrido garantirá a livre circulação de protagonistas de cosplay com a premiação em Moedas da Paz aos melhores cosplays do Festival!

Quem acumular Moedas da Paz suficientes nos dois primeiros dias do Festival poderá adquirir ingressos para vivenciar a “Rave da Paz” (serão “metaviradas” nas noites de 17 e 18 de novembro de 2023, com feira, galeria de arte, espaços vivenciais e tendas experienciais, palco e show com artistas, música ao vivo e mergulho na ancestralidade a partir do intestino, passando pelo cérebro, pelos afetos e pelo espírito livre das novas “youthopias”.

Comece pela gastronomia e culinária ancestrar e construa um avatar com artesanato indígena ou venha provar uma receita ancestral e sustentável de pamonha ou alimentos que são remédios com alma. Sob a liderança de Yakuy Tupinamba, conectamos o lançamento da rede UAIFAI ao Útero Tupinambá e abrimos a chamada de projetos para o “Quilombo Inteligente”.

Essa festa da criatividade e da imaginação de futuros é realizada em parceria com o grupo CANIL de estudantes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 30% dos recursos arrecadados serão destinados a bolsas de apoio à permanência estudantil, 20% para o fortalecimento do projeto CANIL e 50% para a continuidade dos trabalhos do Fundo Monetário da Iconomia do Brasil (FMI do B).

Faça sua inscrição! Ganhe Moedas da Paz! Comece a trocar paz, amor, conhecimento, cultura e liberdade de espírito com os participantes dessa rede de lugares híbridos, reais e virtuais, de uma Cidade do Conhecimento universal e ao mesmo tempo local, promovendo ludicamente as transformações que as guerras parecem querer evitar.

Gilson Schwartz

Professor Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e TV, Escola de Comunicações e Artes e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Presidente, Games for Change América Latina (desde 2010)

Presidente, Fundo Monetário da Iconomia (a partir de 2023)

Colunista da Rádio USP (Iconomia) e comentarista da China Global Television Network (CGTN), foi economista-chefe do BNDES, da Fundação SEADE-SP, do Brazilian Finance and Real Estate (BRFE) e do BankBoston no Brasil, reconhecido internacionalmente como criador da “iconomia” e professor de “Introdução à Iconomia” no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP (1o. semestre de 2024). É vice-coordenador do programa de Master of Business Administration (MBA) em Inovação e Empreendedorismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Foi colunista e editorialista da Folha de S.Paulo entre 1983 e 2007, atuando também como âncora de economia do Jornal da Cultura nos anos noventa, editorialista no Diário Comércio e Indústria (DCI) com Aloysio Biondi. Criou o primeiro portal de economia no Brasil em 1995, o “Brazil Investment Link”, parceria da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (AMCHAM-SP) e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Em 1999, seu projeto “Cidade do Conhecimento” foi selecionado em concurso público pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, sendo oficialmente lançado como rede em Sessão Solene do Conselho Universitário em agosto de 2001. Dois meses depois, caíam as Torres Gêmeas em Nova York.

Inscrições Abertas

UAIFAI - Audiovisual Decolonial Ancestral - XI Festival Games for Change América Latina 2023