Para cada Desafio é possível testar e criar jogos capazes de levar a uma mudança de pensamento, de atitude, transformações táticas e estratégicas, colaborativas e competitivas.
Ao longo de 72 horas, entre os dias 7 e 9 de dezembro, acontecem reuniões para formar grupos de interessados na transformação do mundo, na superação de problemas e desafios em várias esferas da vida por meio de jogos e abordagens lúdicas, críticas e sustentáveis.
Jogos analógicos ou digitais, tabuleiros, RPGs ou games para celular em 2D, novos mundos criados para vivenciar uma realidade virtual em três dimensões… cada proposta de jogo ou “projeto lúdico” tem suas próprias regras, narrativas, técnicas e materiais, tecnologias e mecanismos de recompensa, premiação ou punição…
O que é uma “game jam”
Um game jam é um encontro de criadores de jogos para ao longo de um período curto e intenso fazer o planejamento, a concepção e a criação de um ou mais jogos. Entre os participantes há muita diversidade e uma parte do desafio é encontrar colaboradores para que em prazo muito curto seja possível uma criação coletiva.
As habilidades variam: há programador@s, designers de jogos, artistas, músic@s, pesquisador@s, terapeutas, educador@s… é cada vez mais amplo o alcance de projetos lúdicos e a “game jam”, como as “hackatons” para desenvolvimento de aplicativos ou softwares, ganharam o mundo.
O termo game jam é uma combinação de jogo (game) e “jam session” (performance musical com pouca ou nenhuma preparação prévia, para improvisar ou praticar em grupo.
Quais os resultados esperados?
As game jams do Festival G4C América Latina são temáticas e podem servir tanto para criar um jogo do zero quanto para acelerar o desenvolvimento de jogos em fase de testes ou que já tenham algum investimento prévio (de tempo ou dinheiro).
Até o dia 9 de dezembro, à meia-noite, as criações podem ser publicadas ou disputar premiações no “Pitch for Change”. Nessa fase competitiva do Festival, as inscrições poderão ocorrer nas categorias Ideia (ou “Proto-Game”), Protótipo e Projeto/Produto.
Recompensas e Premiações em Criptomoedas Wibx
Todos os participantes no Festival ganham recompensas sob a forma de criptomoedas Wibx, que podem ser usadas também para “comprar” acesso a áreas especiais do evento. Ou simplesmente podem ser trocadas por R$ no Mercado Bitcoin.
O valor de cada recompensa e premiação vai depender de avaliações realizadas pela organização de cada Desafio e serão divulgadas diariamente pelo Comitê Monetário Curador do Festival.
Ao fazer sua inscrição, cada participante será orientado para abertura de uma conta corrente (“wallet” ou carteira digital) onde poderá usando o celular realizar transações dentro do Festival ou com parceiros e colaboradores no desenvolvimento de projetos lúdicos criativos.
Participação vale tanto quanto resultado
Os participantes de uma game jam nem sempre chegam a uma ideia, protótipo ou projeto/produto acabado em 72 horas. Mesmo quem não publique um jogo ou projeto lúdico ao final da game jam será recompensado pela participação a partir da avaliação do Conselho Monetário Curador do Festival.
O que é um Projeto Lúdico?
Um jogo de tabuleiro, com cartas, um game para celular mas também a criação de mídias imersivas assim como a produção de conteúdos audiovisuais inspirados em jogos são considerados Projetos Lúdicos. Ao contrário das game jams tradicionais, a Games for Change América Latina valoriza o engajamento de grupos em projetos culturais, sociais, ambientais, econômicos e educacionais e não apenas a criação de um jogo no sentido estrito.
Em cada Desafio a equipe de mediadores e tel@mentores estarão a postos para orientar os participantes e aumentar as chances de entregar ao final de 72 horas uma ideia nova, um protótipo ou um projeto/produto pronto para ir ao mercado, à comunidade ou às esferas da administração pública.
O que são as Mentorias?
Especialistas, pesquisadores, game designers, artistas e “gurus” oferecem ao longo do Festival, especialmente durante o período das game jams, dicas, orientação, críticas e diálogo para que todos possam superar os desafios criativos em vários campos da transformação pessoal e coletiva.
Oferecendo esse apoio, os “mentores” ou “gurus” são mais que professores, “oficineiros” ou técnicos prestando serviços de consultoria online: são tudo isso e ainda mais: atuam para que o engajamento, a inspiração e a motivação para criar experiências lúdicas transformadoras sejam promovidas e enriquecidas por conhecimento técnico, diálogos de qualidade e refinamento cultural.