Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção

Projeto UAIFAI

As Moedas da Paz voltam a circular na “Noite das Ideias”, evento patrocinado pela Embaixada da França e com apoio da Games for Change América Latina.

Inteligência Lúdica muito além da Inteligência Artificial. Mais diversidade e menos déficit de atenção à justiça, à paz e ao desenvolvimento sustentável. Monetização da paz e pacificação do dinheiro, criando circulações financeiras que fazem sentido e permitirão uma aceleração das superações da pandemia, da guerra, da intolerência, do iliberalismo, do imperialismo, do racismo, da ignorância e todas as formas de má fé, falsificação de informações e corrupção da esfera pública democrática.

 

 

 

Inscrições Abertas

Ao longo de 24 horas, a ede Games for Change América Latina mobiliza capítulos nos EUA, na África, na Ásia e no Oriente Médio.

A mobilização em torno da emancipação digital decolonial em que o futuro é criado celebrando as bases ancestrais gira em torno da emissão e circulação das Moedas da Paz ou “Peace Coins”, projeto criado no Japão e que desde 2019 desenvolve-se em parceria com a Games for Change América Latina e o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

A “Cidade do Conhecimento” é um projeto originado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP a partir de um concurso público em 1999. Descontado o “lockdown”, o lançamento da rede UAIFAI celebra 21 anos de projetos, pesquisas e mobilização por meio de projeto pela “Cidade do Conhecimento”, marcando ainda a instalação do Fundo Monetário da Iconomia (FMI) no Instituto de Iconomia, entidade sem fins lucrativos que viabiliza a operação da “Cidade do Conhecimento” com moedas criativas independentes, sustentáveis e sociais.

No mundo do conhecimento o centro está em toda a parte. A rede UAIFAI começa ativando parcerias nacionais e internacionais para fazer a mudança acontecer por meio da inteligência lúdica, das artes, do conhecimento, da cultura e da celebração ética das nossas mais veneráveis espiritualidades ancestrais e decoloniais.

Do intestino ao cérebro, passando pelo coração e pela libido, ativando memórias ou celebrando as espiritualidades ancestrais, a inteligência lúdica é a força maior do “Homo Lumens”, o cidadão ativo e “iluminado” (numa tela de celular) por causas como justiça, conhecimento, paz, democracia e cidadania, direitos humanos, artes, cultura, inovação e empreendedorismo sustentável, criativo e inclusivo.

Essa festa da criatividade e da imaginação de futuros é realzada em parceria com o grupo CANIL de estudantes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Faça sua inscrição! Ganhe Moedas da Paz!

Comece a trocar paz, amor, conhecimento, cultura e liberdade de espírito com os participantes dessa rede de lugares híbridos, reais e virtuais, de uma Cidade do Conhecimento universal e ao mesmo tempo local, promovendo ludicamente as transformações que as guerras parecem querer evitar.

Gilson Schwartz

Professor Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e TV, Escola de Comunicações e Artes e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Presidente, Games for Change América Latina (desde 2010)

Presidente, Fundo Monetário da Iconomia (a partir de 2024)

Colunista da Rádio USP (Iconomia) e comentarista da China Global Television Network (CGTN), foi economista-chefe do BNDES, da Fundação SEADE-SP, do Brazilian Finance and Real Estate (BRFE) e do BankBoston no Brasil, reconhecido internacionalmente como criador da “iconomia” e professor de “Introdução à Iconomia” no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP (1o. semestre de 2024). É vice-coordenador do programa de Master of Business Administration (MBA) em Inovação e Empreendedorismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Foi colunista e editorialista da Folha de S.Paulo entre 1983 e 2007, atuando também como âncora de economia do Jornal da Cultura nos anos noventa, editorialista no Diário Comércio e Indústria (DCI) com Aloysio Biondi. Criou o primeiro portal de economia no Brasil em 1995, o “Brazil Investment Link”, parceria da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (AMCHAM-SP) e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Em 1999, seu projeto “Cidade do Conhecimento” foi selecionado em concurso público pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, sendo oficialmente lançado como rede em Sessão Solene do Conselho Universitário em agosto de 2001. Dois meses depois, caíam as Torres Gêmeas em Nova York.

Inscrições Abertas

Parcerias e Apoios à Noite das Ideias